ROTA DA SEDA & CÁUCASO
UZBEQUISTÃO, AZERBAIJÃO E GEORGIA



12/Maio - BRASIL – ISTAMBUL - TASHKENT

Embarque em vôo de São Paulo para Tashkent com conexão em Istambul.

 

13/Maio - TASHKENT

Chegada à capital do Uzbequistão e, ainda na parte da manhã, acomodação no Lotte Tashkent Palace Hotel ou similar (early check-in). À tarde, visita à maior cidade da Ásia Central. Na Parte Antiga destacam-se as magníficas Mesquitas e Madrassas do recém-reconstruído Khast-Imom, centro religioso da Nação. Na parte moderna, a Praça da Independência, com seus arcos e fontes, e o  Monumento ao onipresente herói nacional Amir Temur. Visita ao Museu Nacional de Artes Aplicadas (INGRESSOS INCLUÍDOS) - com acervo e arquitetura de encher os olhos! -, situado na riquíssima mansão de um Diplomata da Rússia Imperial.

 

14/Maio - TASHKENT / URGENCH / KHIVA

Pela manhã, visita ao coloridíssimo Chorsu Bazaar. Sob e ao redor de seu domo azul, ícone do centro antigo da cidade, um festival de cores e sabores. À tarde, embarque em vôo para Urgench. Chegada e traslado para a magnífica Khiva, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Acomodação no Hotel Asia Khiva ou similar. (Café da Manhã)


15/Maio - KHIVA

Visita à histórica Khiva, no passado famosa pelo seu efervescente mercado de escravos.Ichon Qala, a cidade interior, cercada por grandiosas muralhas cor de barro, parece perdida no tempo, e é melhor descrita como um museu ao ar livre. Conheceremos o Harém de Tash-Hauli, os belos mosaicos azuis das Madrassas de Khurdjum e de Allakuli-Khan, a Velha Fortaleza (Kunya-Ark) e a Mesquita de Djuma, com suas colunas de madeira entalhada (TODOS INGRESSOS INCLUÍDOS). Caminhando por estreitas vielas, encontraremos muitos artesãos vendendo seus trabalhos, com destaque para a famosa produção têxtil da região. Veremos ainda o Minarete Kalta Minor e a Torre de Kuhna Ark. No fim do dia, banhada pela luz dourada do pôr-do-sol, Khiva parece mágica, extraída de um conto das mil e uma noites – uma memória para se levar pelo resto da vida. (Café da Manhã)

 

16/Maio - KHIVA / BUKHARA

Saída pela manhã. Em um percurso de 400 quilômetros - maior trecho rodoviário em toda nossa viagem - atravessaremos o Kyzyl Kum, 11º deserto do mundo. Em meio à paisagem estéril, que por séculos desafiou sucessivas caravanas de camelos, o grandioso Rio Amu Darya parece uma miragem. Cruzar o deserto, raramente pontilhado pela presença humana, é abrir uma janela que desvenda a alma desta fascinante parte do mundo. Chegada à Bukhara e hospedagem no Hotel Amelia ou similar.  (Café da Manhã)
 

17/Maio – BUKHARA

Em nosso passeio a pé pela mais sagrada cidade de toda Ásia Central, que ainda preserva em suas ruas a atmosfera dos tempos pré-soviéticos, veremos o Mausoléu de Ismail Samanid, Medrassas de Chor-Minor, Abdul Aziz Khan (INGRESSO INCLUÍDO) e Ulugbek (INGRESSO INCLUÍDO), incontáveis mercados cobertos e o idílico Lago de Lyab-i-Hauz. Ainda no Centro Antigo, com 140 prédios tombados, conheceremos a Mesquita de Kalyan (INGRESSO INCLUÍDO) e o Grande Minarete de Kalyan, símbolo máximo da Bukhara. (Café da Manhã)
 

18/Maio – BUKHARA / SAMARKAND 

Pela manhã prosseguiremos explorando Bukhara, com destaque para a magnífica Fortaleza Real (INGRESSO INCLUÍDO). A tarde seguiremos em trecho rodoviário até Samarkand. Hospedagem no Hotel Malika-Prime, Grand Samarkand ou similar. (Café da Manhã)
 

19/Maio – SAMARKAND
Visita a uma das principais cidades da Rota da Seda. Conhecida como a "Jóia da Coroa da Ásia Central", a Praça Registan (INGRESSO INCLUÍDO) é dos mais espetaculares monumentos da Cultura Islâmica, com proporções e beleza de perder o fôlego. Ali encontraremos os mais lindos trabalhos em mosaicos e, nas antigas salas de oração, artesãos mostrando o processo de produção de tapeçarias, cerâmicas, itens de seda e até instrumentos musicais. Também visitaremos a Mesquita Bibi-Khanym (INGRESSO INCLUÍDO) e o Mausoléu de Gur Emir (INGRESSO INCLUÍDO). (Café da Manhã)

 

20/Maio – SAMARKAND / TASHKENT

Continuaremos explorando Samarkand, suas ruas, mercados e monumentos. Conheceremos o belíssimo complexo funerário de Shah-I-Zinda (INGRESSO INCLUÍDO), com decoração magnífica, o Siyob Bazaar e também -  como não poderia deixar de ser - o processo de produção dos tradicionais tapetes do Uzbequistão, entre os mais valorizados do mundo. No fim da tarde, traslado à Estação Ferroviária para embarque no confortável trem rápido Afrosiyob e viagem até Tashkent. Hospedagem no Lotte Tashkent Palace Hotel ou similar.  (Café da Manhã)
 

21/Maio –TASHKENT / BAKU
Pela manhã, traslado ao aeroporto e embarque em vôo para Baku, onde a mistura de arquitetura antiga e ultramoderna cria uma atmosfera surpreendente. Na capital do Azerbaijão, que com 2,2 milhões de habitantes é a maior cidade do mundo abaixo do nível do mar, acontecerão os primeiros Jogos Europeus, evento reunindo 6.000 atletas de 50 países. Chegando poucas semanas antes do grandioso evento, encontraremos uma cidade renovada, já respirando o espírito olímpico. Acomodação no New Hotel ou similar. (Café da Manhã e Jantar)

 

22/Maio – BAKU

Pela manhã, passeio pela Cidade Antiga. Destaque para duas construções consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: Palácio de Shirvanshah (INGRESSO INCLUÍDO) e Torre da Solteira (INGRESSO INCLUÍDO), esta última cenário de uma famosa história de amor. Uma linda vista da cidade é a recompensa para os que enfrentam os degraus até o topo dos seus 8 andares. Visitaremos ainda a Praça da Bandeira Nacional, com seu mastro de 162 metros que já foi o maior do mundo, e o belíssimo interior da Mesquita de Bibi-Heybat .Subida de funicular para apreciar, do alto da Shahidlar Xiyabani  - a Alameda dos Mártires –, bela panorâmica de Baku. (Café da Manhã)
 

23/Maio – BAKU / TBILISI

Zaha-Hadid é um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea, e seu projeto para o Centro Cultural Heydar Aliyev – em memória do ex-presidente do país, que ocupou o poder entre 1993 e 2003 - é considerado uma obra-prima. Após visitarmos o futurista prédio (INGRESSO INCLUÍDO), seguiremos para a região da Rua Nizami e Praça das Fontes. Tempo livre para passear pelo Boulevard de Baku, explorar o comércio ou simplesmente sentar em um dos charmosos cafés e assistir a vida passando. Traslado ao aeroporto e embarque com destino à Tbilisi. Teremos 3 noites na capital da Geórgia, uma cidade ímpar, daquelas que “não cabe” em fotografias mas encanta a todos. Prepare-se! Chegada e acomodação no Rooms Hotel Tbilisi ou similar. (Café da Manhã)
 

24/Maio – TBILISI
Pela manhã, visita a Tbilisi. A cidade, que no decorrer dos séculos foi dominada por comerciantes, guerreiros, tiranos e ditadores, preserva as marcas de sua rica história nas escavações arqueológicas, nas tradicionais danças e canções polifônicas, no cheiro das especiarias que invade suas ruas. Caminhando entre o que restou de suas históricas muralhas, começaremos a desvendar a alma do hospitaleiro povo Georgiano. Veremos a Catedral de Sioni, símbolo da cidade, a Ponte de Cristal e a Igreja de Anchiskhati. A elegante Avenida Rustaveli e os tesouros do Museu Nacional de História (INGRESSO INCLUÍDO), que incluem desde milenares peças de filigrana de ouro até itens da era soviética, também fazem parte de nosso passeio. (Café da Manhã e Almoço)25/Maio – TBILISIVisita à Igreja Metehki, Catedral da Santíssima Trindade, Avenida Agmashenebli, com belo casario histórico, e ao Mercado da Ponte Seca – que oferece desde a produção de artesãos locais até memorabilia soviética. Subida em Teleférico até a Fortaleza de Narikala (INGRESSO INCLUÍDO), de onde se abre espetacular vista panorâmica da Cidade Velha – a chamada Kala -, Parque Europa e Rio Mtkvari. Descendo a escadaria chegaremos ao Abanotubani, bairro famoso por seus banhos de águas sulfúricas. (Café da Manhã, Almoço e Jantar)

 

26/Maio – TBILISI / MTSKHETA / ANANURI / KAZBEGI (Stepantsminda)
Nossa primeira parada será em Mtskheta, fundada no Século II A.C. Repleta de monumentos arquitetônicos e históricos, a cidade é um verdadeiro museu vivo, com prédios que são Patrimônio da UNESCO. Seguiremos pela Estrada Militar Georgiana, belíssima rota que, passando por rios, vales e montanhas, rasga a Cordilheira do Cáucaso, conectando Geórgia e Rússia. Visita ao complexo arquitetônico de Ananuri (INGRESSO INCLUÍDO), com linda vista para o Reservatório de Jinvali. Chegada à Kazbegi e jantar em casa particular. Os interessados poderão participar na elaboração do Khinkali, prato típico da culinária georgiana. Pernoite no especialíssimo Rooms Hotel Kazbegi (ou similar), com confortáveis instalações e encravado em meio à deslumbrante paisagem. (Café da Manhã, Almoço e Jantar em casa particular)

 

27/Maio – KAZBEGIEm uma região de paisagem absolutamente deslumbrante, à bordo de veículos 4x4, visitaremos a Igreja da Trindade de Gergeti, situada no topo do monte Kazbek. Nosso almoço, cercado pelo mais lindo cenário, será um piquenique. No restante do dia vamos desfrutar da tranquilidade do bucólico povoado, encravado em meio às montanhas (Café da Manhã e Almoço Tipo Piquenique)

28/Maio – KAZBEGI / CASTELO DE ANANURI / GORI / UPLISTSIKHE / TBILISI
Saída pela manhã em direção a Província de Kartli, “O Coração da Geórgia”, famosa por seus campos agrícolas. Em Gori, cidade natal de Josef Stalin, visita ao Museu do ditador, grande líder soviético durante a Segunda Guerra Mundial. Ali veremos a casa onde nasceu e seu vagão de trem privado. Antes de regressarmos à Tbilisi, faremos uma caminhada pela Cidade das Cavernas de Uplistsikhe, que data do século I A.C. Hospedagem no Hotel Costé ou similar.  (Café da Manhã e Almoço)

 

29/Maio – TBILISI / ISTAMBUL / BRASIL
Traslado ao aeroporto e embarque em vôo previsto para o Brasil (conexão em Istabul)


 

PREÇO PARTE TERRESTRE:
Em Apto Duplo: 4.675,00 USD
Suplemento Apto Single: 1.192,00 USD
Condições de Pagamento: 30% de Entrada + Saldo em 4x Sem Juros em Cartão, Cheque ou Boleto Bancário

                                             (Março/Abril/Maio/Junho)

 

PARTE AÉREA (Preços e lugares sujeitos à disponibilidade)
 

Saída de São Paulo

- SAO PAULO / ISTAMBUL / TASHKENT (12 Maio)
- TASHKENT / URGENCH (14 Maio)
- TASHKENT / BAKU (21 Maio)
- BAKU / TBILISI (23 Maio)
- TBILISI / ISTAMBUL / SAO PAULO (29 Maio)

Preços a partir de USD 2458,00 


 

OS PREÇOS INCLUEM:
 

- Bilhete de trem para o trecho Samarkand / Tashkent;

- Visitas incluindo ingressos mencionados no programa;

 

- Acompanhamento do Guia Brasileiro André Salgado durante toda parte Terrestre do Tour;

 

- Guias Locais em Português, Espanhol ou Inglês (conforme disponibilidade) em todas as cidades. Sempre que necessário o Guia Brasileiro fará a tradução;

 

- 5 Almoços e 3 Jantares conforme programação;
 

- Visto de Entrada em Grupo para o Azerbaijão;

 

- Todos os traslados segundo o itinerário em veículos privativos com ou sem Ar Condicionado, conforme disponibilidade.

IMPORTANTE: na chegada e na saída, traslados apenas para aqueles que comprarem os bilhetes nos vôos estipulados para o Grupo.

 


HOSPEDAGEM:

- 2 noites no Lotte Tashkent Palace Hotel (ou similar), em Tashkent, com café da manhã
 

- 2 noites no Hotel Asia Khiva (ou similar), em Khiva, com café da manhã

- 2 noites no Hotel Amelia (ou similar), em Bukhara, com café da manhã

 

- 2 noites no Hotel Grand Samarkand (ou similar), em Samarkand, com café da manhã


- 2 noites no New Hotel (ou similar), em Baku, com café da manhã


- 3 noites no Rooms Hotel Tbilisi (ou similar), em Tbilisi, com café da manhã


- 2 noites no Rooms Hotel Kazbegi (ou similar), em Kazbegi, com café da manhã


- 1 noites no Hotel Costé (ou similar), em Tbilisi, com café da manhã



OS PREÇOS NÃO INCLUEM:

- Visto de Entrada no Uzbequistão, a ser emitido no Aeroporto de Tashkent (valor aproximado 80 USD)

- Taxas Governamentais;

- Refeições não mencionadas;

- Bebidas durante as refeições incluídas;

- Licenças para fotografar em áreas públicas ou privadas, quando necessárias;

- Gastos pessoais;

- Serviço de maleteiros;

- Gorjetas aos Guias e Motoristas;

- Seguro-Viagem