5 minutos de fama na Noruega ; )


jornalNORUEGA.jpg

http://www.aftenposten.no/nyheter/iriks/Ingen-burde-do-uten-a-ha-vart-i-Norge-6968994.html

"Ninguém deve morrer sem ter ido a Noruega»

Brasileiros ricos estão cada vez mais pedindo seu agente para encontrar um novo lugar para ir. Mais e mais pessoas rumo ao norte.

por Sofie Gran Aspunvik

Em seis dias, e aos 65 anos de idade, Vera Lucia Almeida (no centro, com o saco cor-de-rosa), do Brasil, viajou de Oslo a Bergen, Balestrand, Trollstigen e volta a Oslo. O número de turistas brasileiros triplicou em cinco anos.

Untitled.jpg

- Fiordes! Parques! Oslo! Sol! Vera Lucia Almeida, 65 anos, canta o seu entusiasmo pela Noruega, emocionada e de braços abertos, na praça em frente da Monolito no Parque Vigeland. Segundo ela, a Noruega representa tudo o que um brasileiro pode desejar.

Em junho o número de turistas brasileiros cresceu para 7000 noites na Noruega - três vezes mais do que há cinco anos.

- Ninguém deve morrer sem ter sido, na Noruega, diz ela.

Em seis dias, ela e um grupo de 36 brasileiros seguiu o Guia de Turismo André Salgado (43) de Copenhagen via Oslo para Bergen, Balestrand, Trollstigen e volta a Oslo. Estes ônibus cheios de brasileiros já não são uma visão rara em estradas norueguesas. Eles são agora o grupo de turistas em mais rápido crescimento no país.

- Essas pessoas já foram a muitos lugares. Agora vão ao agente de viagens e dizem 'me envie a um novo lugar, um lugar aonde ainda não tenha ido ", diz Salgado.

Rei abriu o caminho

Atualmente, os brasileiros representam, de longe, o maior número de turistas entre seus vizinhos sul-americanos. Norte-americanos e os japoneses ainda são os maiores grupos de mercados no exterior, mas os brasileiros já estão entre os top-três.

- Nós temos muitos clientes noruegueses. Então o japonês. Em terceiro lugar estão, agora, os brasileiros, disse Hans Edmund H. Utne em Ullensvang Hotel em Hardanger.

Não é coincidência. Há 14 anos ele foi ao Brasil na comitiva do Rei Harald e rainha Sonja, em visita de Estado ao país. Desde então o hotel tem estado em contato com os operadores turísticos brasileiros. Nos últimos três ou quatro anos o contato se intensificou. E no verão passado veio o aumento realmente grande, com 2.300 hóspedes do Brasil.

- Nos últimos dois anos os hotéis dos fiordes noruegueses, em parceria com marketing turístico dinamarquês, fizeram promoção conjunta no Brasil. Isto tem contribuído para o crescimento. Não temos um número exato, mas eu diria que a cada ano mais de 15.000 brasileiros que vão para a Noruega de férias, diz o diretor José Cunha, do escritório da Tumlare, operador turístico em São Paulo.

Pouco conhecimento

O operador turístico acredita que a Noruega tem um enorme potencial no Brasil, pois a paisagem norueguesa é muito diferente do que os brasileiros estão acostumados. Mas para as agências locais de turismo no Brasil e Noruega, de acordo com José Cunha, ainda há trabalho a fazer. Isto é confirmado pelo grupo brasileiro em frente ao Monolito.

- No Brasil, você não tem idéia do que a Noruega é. Acreditamos que é um país gelado. Agora eu sei que nem o tempo nem as pessoas são necessariamente frios, diz Adalberto Pires (66).

Mas os brasileiros tiveram algumas surpresas. Eles não esperava ver tantos pedintes em Oslo. E mesmo tendo sido advertidos sobre o alto nível de preços, diz Ulysses Almeida (72), não estavam preparados para que fosse tão caro. Ele diz, no entanto, que a paisagem compensou cada centavo que gastou.

- Os brasileiros se beneficiaram com a evolução da economia do país. Viajar para a Noruega ainda não é algo que todos os brasileiros possam fazer, mas mais do que nunca a oportunidade existe, explicado Salgado.

#noruega