Qual a maior população de expatriados em cada país europeu?


Screen Shot 2015-03-10 at 1.23.10 AM.png

O mapa acima mostra a bandeira da segunda maior nacionalidade, por país de nascimento, presente em cada nação européia.Existem surpresas, tais como:

- A Irlanda já não é o maior fornecedor de expatriados para o Reino Unido. Caiu, desde 2011, para o quarto lugar, atrás da Índia, Polônia e Paquistão.

- Nem os tchecos são a segunda população na Eslováquia, nem os eslovacos são a segunda população na República Tcheca - apesar de, em um passado recente, formarem a Tchecoslováquia.

- Poloneses compõem o segundo maior grupo na Irlanda, Islândia, Noruega e Lituânia.

- Turcos compõem o segundo maior grupo, não só na Alemanha, mas também na Holanda, Dinamarca, Áustria e Bulgária.

- Embora seja difícil visualizar na imagem, portugueses são o segundo maior grupo no Luxemburgo. Brasileiros compõem o segundo maior grupo em Portugal.

- O impacto da ex-URSS ainda pode ser visto claramente, uma vez que os russos formam o segundo maior grupo na Estônia, Letônia, Bielorússia e Ucrânia. Na Rússia os ucranianos são o segundo maior grupo.

- Da mesma forma, sérvios são o segundo maior grupo em 4 dos 7 estados resultantes da separação da Iugoslávia (Eslovênia, Croácia, Bósnia & Herzegovina e Montenegro). Húngaros são o segundo maior grupo na Sérvia.

- O segundo maior grupo na Espanha, Itália e Hungria são os romenos.

O autor do mapa, de forma controversa, decidiu incluir o Curdistão como uma nação independente. "Eu tinha um dilema com a Turquia porque, apesar do Curdistão não ser um país, os curdos (que não se consideram turcos) são, de longe, a segunda maior população no país, e seria enganoso sugerir o contrário". A materia completa, em inglês, AQUI